Narrativa e combinação de mídias: (des)limites entre fotonovela e fotorreportagem
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1. | Título | Título do documento | Narrativa e combinação de mídias: (des)limites entre fotonovela e fotorreportagem |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Angelo Mazzuchelli Garcia; EBA/UFMG, Professor Adjunto; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | relação texto/imagem; fotonovela; fotorreportagem; fotojornalismo; relations between text and image; photonovel; photo reportage; photojournalism. |
4. | Descrição | Resumo | RESUMO: Dentre as diferentes possibilidades de concretização de obras em que signos verbais interagem com signos visuais, há aquelas que combinam texto e fotografia em forma de narrativa – como as fotonovelas (no singular: fotoromanzo, em italiano) e as fotorreportagens. Fotonovelas são formas de narrativa populares surgidas na Itália, em meados da década de 1940. Diversos fatores contribuíram para o surgimento das fotonovelas: os romances populares, as histórias em quadrinhos, os folhetins. Já a fotorreportagem é uma das especificidades do fotojornalismo. O fotojornalismo moderno teve origem nas revistas ilustradas alemãs das décadas de 1920 e 1930. De acordo com os conceitos desenvolvidos à época, à fotorreportagem não interessava a imagem isolada, mas uma sequência de imagens (fotografias) com o intuito de obter uma lógica narrativa: uma fotorreportagem deveria ter começo e fim. Este artigo traça um paralelo entre os conceitos de fotonovela e de fotorreportagem. ABSTRACT: Among the different possibilities for the realization of works in which verbal signs interact with visual signs, there are those that combine text and photography in narrative form – such as photonovels (singular form: fotoromanzo, in Italian) and photo reportages. Photonovels are popular forms of narrative that emerged in Italy in the mid-1940s. Several factors contributed to the emergence of the photo-novel: sentimental romances, comic books, stories printed serially. The photo reportage is already one of the specificities of photojournalism. Modern photojournalism emerged from the German illustrated magazines of the 1920s and 1930s. According to the concepts developed then, the isolated image did not interest the photo reportage, but a sequence of images (photographs) did contribute to create a narrative logic: the photo reportage should have a beginning and an end. This article draws a parallel between the concepts of photonovel and photojournalism. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2016-06-03 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | http://anais.letras.ufmg.br/index.php/SEVFALE/XIISEVFALE/paper/view/27 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG (SEVFALE); Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE XII) |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |